entidade promotora:

Engenho & Obra
 
 
Não esperem nada do século XXI
O século XXI é que espera de vós

Gabriel Garcia Marquez
 
A partir da leitura do documento “Uma Visão Estratégica para a Cooperação Portuguesa” é possível concluir que o Governo Português elegeu a área da Educação para o Desenvolvimento (ED) como uma das suas prioridades de intervenção.

No documento produzido pela Comissão Nacional da UNESCO é afirmado que “A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) é uma iniciativa ambiciosa e complexa e o seu objectivo global consiste em integrar os valores inerentes ao Desenvolvimento Sustentável nas diferentes formas de aprendizagem com vista a fomentar as transformações necessárias para atingir uma sociedade mais sustentável e justa para todos“.

É então, dentro deste quadro geral, que o Projecto que propomos se enquadra. É seu objecto, a capacitação e a sensibilização da população portuguesa para as problemáticas da ED e para as realidades dos países em desenvolvimento, em particular Angola; a informação e a formação de pessoas no que concerne às realidades económicas, sociais, culturais e ambientais desses países, para que, aquando de intervenções futuras, detenham quadros de referência sustentados.

Estes propósitos têm, também, enquadramento nos desígnios do programa para a Presidência Portuguesa da União Europeia (EU) e da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais de Desenvolvimento (ONGD), tal como consta do documento Novas Dinâmicas de Solidariedade Norte-Sul: Promovendo um envolvimento activo da sociedade civil no diálogo Europa-África, apresentado em Julho de 2007 em Lisboa.